Pontos Turísticos

Pontos Turísticos

A Capital da Fé, Aparecida SP, abriga o maior templo católico do país. Além do Santuário Nacional, conheça outros pontos turísticos de nossa querida cidade.

Se você vai visitar Aparecida e deseja aproveitar o máximo a viagem, vamos mostrar os pontos turísticos em Aparecida para você incluir em sua rota.

É importante destacar que se você vai passar poucos dias na cidade, o ideal é que acorde bem cedo. A partir das 5 horas da manhã os comerciantes já estão montando as barraquinhas e preparando o café da manhã para receber os turistas. Então, acorde bem cedo para aproveitar o dia.

Museu Nossa Senhora Aparecida

O Museu Nossa Senhora Aparecida foi inaugurado no dia 8 de setembro de 1956, com benção do Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, primeiro Arcebispo de Aparecida.

Sua vasta coleção foi reunida pela professora Conceição Borges Ribeiro a partir da coleta de objetos pela região, com destaque para as peças indígenas. O primeiro local onde funcionou o museu foi o prédio das Oficinas Gráficas de Arte Sacra de Aparecida.

Mais tarde, o museu foi transferido para a Galeria do Hotel Recreio, onde permaneceu até a mudança definitiva para a Torre do Santuário, foi inaugurado em 12 de outubro de 1967, passando a ocupar o 2º andar.

O espaço conta com exposições permanentes e temporárias sobre diversas temáticas, tendo como plano de fundo a história da devoção a Padroeira do Brasil.

O Museu Nossa Senhora Aparecida recebe visitas todos os dias da semana.

Morro do Cruzeiro

O Morro do Cruzeiro está à frente do Santuário Nacional, separado pela Rodovia Presidente Dutra. É o ponto turístico a receber a tradicional Via-Sacra na sexta-feira da Quaresma.

A primeira cruz no alto do morro foi fixada em 1925 e, durante a celebração da Semana Santa do ano de 1948, no dia 6 de abril, foram inauguradas as capelinhas da Via-Sacra pelo vigário Pe. Antônio Pinto de Andrade.

Para chegar até o Morro do Cruzeiro agora é mais fácil. Você pode utilizar o Bondinho de Aparecida, com saída e retorno para o Santuário.

Mirante da Santa

O Mirante da Santa é um monumento de Nossa Senhora da Conceição Aparecida que mede 17,6m de altura, o maior dedicado à santa em todo o mundo. Quem sobe os 43 degraus em seu interior tem a sensação de ser acolhido pelo próprio manto de Nossa Senhora. Ao longe, do Morro do Cruzeiro, é possível ver a grandiosa e bela imagem da santa.

O monumento nasceu de uma história pessoal de uma mulher que sofria de câncer. Seu pai prometeu construir a maior imagem do mundo de Nossa Senhora de Aparecida caso ela se livrasse da doença. E ela se livrou, mas infelizmente seu pai não pôde concluir a promessa, pois veio a falecer no ano seguinte.

A moça, então, assumiu a promessa e inaugurou o monumento em 2006, construído em seu terreno particular. Hoje, seu legado de fé e devoção abrilhanta o passeio de quem vai a Aparecida.

Feira Livre de Aparecida

A Feira Livre de Aparecida está localizada nos arredores do Santuário Nacional. A Feira de Ambulantes é um atrativo à parte na cidade, e atrai muitos compradores, entre turistas e moradores do município.

Nas barracas montadas todas as sextas-feiras, sábados e domingos, pode-se encontrar uma variedade enorme de produtos, entre eles artigos religiosos, roupas, calçados, eletrônicos e lembranças de Aparecida do Norte.

Passarela da Fé

A Passarela da Fé de Aparecida foi inaugurada no dia 19 de dezembro de 1971, e no dia 1º de janeiro de 1972 foi dada uma bênção seguida pela primeira procissão com a Imagem de Nossa Senhora.

A estrutura da Passarela foi construída para oferecer acesso entre a Matriz Basílica, mais conhecida como Basílica Velha, e o Santuário Nacional, conhecida por Basílica Nova.

A Passarela da Fé possui 392,2 metros de comprimento, e sua parte mais alta está a 35,52 metros do chão.

O local também costuma ser utilizado pelos peregrinos para pagar suas promessas, caminhando ou indo de joelhos de um ponto ao outro da Passarela.